Coisas que me dão na telha

Scroll down to content

Há qualquer coisa de mágico no barro. Talvez por nele viver a possibilidade de tantas formas: em alguidares, em jarros, em pratos, em tabuleiros, etc. Há tempos falei-vos da Olaria de S. Bento. Lá fotografei muitas dos objetos que comprovam a versatilidade do barro, quando este é trabalhado por mãos sábias. Esta telha surgiu da perícia do oleiro Ricardo e recebeu o mesmo tratamento dos alguidares de barro que lá comprei: uma imersão de 24 horas antes da primeira utilização. Acreditem que a comida que vai ao barro tem outra qualidade. Então se esta for no barro ao forno de lenha o seu sabor fica ainda mais sublime.

Depois de provarmos estas lulas, nós mal podemos esperar pelas próximas experiências na telha. Muitas ideias já povoam o nosso pensamento com outros ingredientes. Para breve. Prometo.

Telha de Lulas e Linguiça

telha de lulas

foodwithameaning

Ingredientes para 6 pessoas

2 embalagens de lulas limpas (marca Continente)

1/2 linguiça da ilha do Pico ( poderão substituir por chouriço e por presunto)

1 pimento vermelho pequeno

1 cebola grande

3 ou 4 dentes de alho

Tomate pelado (meia lata grande ou uma pequena

Especiarias (1 folha de louro, pimenta preta, 1 malagueta pequena partidas aos bocadinhos com ou sem sementes, 1 colher de chá de colorau, moinho de especiarias orientais)

1 caldo de marisco

salsa

sal

Preparação

1. Deixa-se descongelar as lulas e escorre-se a água.

2. Refoga-se, em azeite, o alho, a cebola, cortada aos bocadinhos  ou à meias luas fininhas, e os pimentos cortados aos quadradinhos. Junta-se a linguiça aos bocadinhos ou às rodelas, sem pele. Deixa-se destilar.

3. Adiciona-se o tomate pelado triturado. Deixa-se levantar fervura.

4. De seguida, colocam-se as lulas limpas inteiras.

5. Tempera-se com especiarias a gosto. Tapa-se o tacho.

6. Coze até as lulas estarem no ponto. Cinco minutos antes de estarem prontas adiciona-se o sal.

Nota. Juntar o sal apenas no fim da cozedura evita que as lulas fiquem rijas.

7. Verte-se o conteúdo do preparado para a telha, cobrindo as lulas com o molho. Cobre-se com papel de alumínio e liga-se o forno a 200 ºC com ambas as resistências durante 20 minutos. Destapa-se e deixa-se alourar apenas com a resistência superior cerca de 5 minutos.

8. Poderão polvilhar as lulas com uma mistura de queijo da ilha e queijo flamego, uma parte do primeiro para três do segundo e levar a gratinar nos últimos 5 minutos. Optei pela versão mais light.

Acompanhei com batata cozida com casca.

foodwithameaning
foodwithameaning

17 Replies to “Coisas que me dão na telha”

  1. Bem Patrícia, que maravilha!
    Adorei mesmo esta apresentação. Conhecia alguns pratos servidos em telha mas assim nunca tinha visto, ficou lindo! 😉
    E pelo aspecto vê-se que está delicioso.

    Bjinhos

    Gostar

  2. Sabes aqui na minha terra existe um restaurante que serve todas as doses numa telha parecida a essa, da primeira vez que vi fiquei encantada. A comida é fantástica, aposto que a tua tb deve estar bem boa, beijos

    Gostar

  3. Estou muitissimo curiosa com cozinhar na telha, era uma ideia tao gira para o restaurante. Vou mostrar o teu post aos meus colegas. E lulas…quem me dera…por aqui nadica. Boa semana!!!

    Gostar

    1. Olá Ana. Gosto imenso da comida que vai ao barro. Este acrescenta sabor e de certa forma faz-nos regressar ao passado, conferindo também um aspeto rústico às receitas. Esta é uma preparação muito despretensiosa mas que ficou muito saborosa. O Ricardo tem peças lindas na sua olaria. Ando há tempos a namorar uns candeeiros de mesa pintados a branco que ele lá tem expostos. O próximo projeto é aventurar-me no bolo do tijolo. Já lhe comprei o prato em barro para o efeito. Falta agora é ter tempo.
      Obrigada pela tua visita, sabendo eu que não te deve ser fácil arranjar tempo para os blogues.
      Beijinhos e vai dando notícias.
      Patrícia

      Gostar

    1. Tens de vir aos Açores Inês para saboreares uma lulas na telha bem saborosas. Em Matosinhos, junto à lota existem algumas marisqueiras que as fazem mesmo muito bem. Quando vamos ao Porto, é local de paragem obrigatória.
      beijinhos aí para a Alemanha.

      Gostar

  4. Que maravilha Patricia! Adorei esta tua sugestão, pois sou fã de pratos que vêm servidos em peças de barro, a sério que sou. E confirmo que o sabor da comida é bem diferente e muito, muito melhor. A minha mãe fazia muitas vezes umas sardinhas assadas na telha, em forno de lenha, que ainda hoje, passados tantos anos lhes consigo adivinhar o sabor. Perfeito e bom demais. 😉
    Beijinho.

    Gostar

    1. A comida tem o condão de nos fazer viajar no tempo e no espaço. Que doces memórias te trouxe esta telha. E alguma saudade, calculo. E quase que consigo imaginar essas sardinhas na telha. Quase. Obrigada por passares por cá.
      Beijinhos

      Gostar

  5. Pena tenho eu de aqui não arranjar uma telha dessas, pois imagino o quão deliciosos ficam os sabores cozidos nesse barro lindo.
    Amei esta sugestão e a sensação de conforto que dela advém.
    Um beijinho,
    Lia.

    Gostar

  6. Não conhecia esta sua página. Encontrei-a ontem e hoje acabei de fazer esta receita para o nosso almoço. Como não tinha nenhuma telha por perto 🙂 levei ao forno numa assadeira de barro (muito usada aqui no Minho)! Bem……. Ficou tão bom, tão bom! Não sobrou nada. Obrigada e parabéns. Continue!

    Gostar

    1. Olá Celina. Seja bem-vinda ao foodwithameaning. Sabe, fiquei tão feliz com o facto de ter gostado da receita. Partilhar as receitas de que gostamos é mesmo o mote deste meu cantinho culinário. Beijinhos dos Açores para o Minho, terra tão bonita.
      beijinhos
      Patrícia

      Gostar

  7. Olá Celina. Seja bem-vinda ao foodwithameaning. Sabe, fiquei tão feliz com o facto de ter gostado da receita. Partilhar as receitas de que gostamos é mesmo o mote deste meu cantinho culinário. Beijinhos dos Açores para o Minho, terra tão bonita.
    beijinhos
    Patrícia

    Gostar

  8. Totalmente de acordo, aqui na minha zona (Porto de Mós, Alcobaça) existe muita indústria de barro vermelho. Também já tive para comprar uma telha dessas 🙂

    Gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.