Let’s celebrate the New Year with Eggnog!

Scroll down to content

Eggnog

O Foodwithameaning começa o ano com uma bebida. O primeiro dia de um novo ano é sempre motivo de comemoração por cá. Este ano que passou caracterizou-se por ser muito bom, pois houve saúde e alegria. Que 2015 seja igual ou até melhor para todos os leitores deste cantinho açoriano.

O Eggnog é originário de Inglaterra. Começou a ser consumido no século XIV e era anteriormente denominado de posset. Ganhou popularidade quando a receita foi levada pelos Pilgrims para as colónias americanas, passando a ser considerado como a bebida das classes populares.

Celebremos então a vida e mais uma iniciativa de Dia Um… Na Cozinha!

Logotipo Dia Um... Na Cozinha Janeiro de 2015

Diapositivo3

Eggnog

Eggnog

Ingredientes para 8 doses

  • 700 ml de leite gordo
  • 240 ml de natas
  • 3 paus de canela
  • o interior de uma vagem de baunilha
  • 1 colher de chá de noz moscada moída (mais um pouco para a guarnição)
  • 5 gemas
  • 5 claras
  • 130g de açúcar granulado
  • 175ml de Bacardi Dark Rum ou  Bourbon

Num tacho, coloque o leite, as natas, os paus de canela, a vagem de baunilha,as sementes interiores raspadas e a noz moscada. Leve a ferver em lume médio. Retire do lume e deixe que o preparado perca altura.

Bata as gemas e o açúcar com a batedeira elétrica até obter fios. Aos poucos adicione o leite e continue a bater até o preparado estar muito bem incorporado e suave. Acrescente o rum ou o bourbon e mexa. Refrigere de um dia para o outro e guarde no frio até três dias.

Antes de servir, bata as claras em castelo e com cuidado misture-as no eggnog até se encontrarem bem incorporadas. Sirva e decore com noz moscada raspada na hora.

fonte

Eggnog

 

8 Replies to “Let’s celebrate the New Year with Eggnog!”

  1. Feliz Ano Novo minha querida 🙂
    E que maneira melhor de o começar! Que cocktail extraordinário e nada como um pouco de cultura geral, não é?
    Muito obrigada por estares sempre presente com as tuas receitas deliciosas e pela tua amizade. Um dia vou mesmo visitar-te (adorava, oh se adorava).
    Um grande grande beijinho para ti e para a tua família linda que tanto me cativou, naquela beira rio em Lisboa. Volta!
    Cláudia

    Gostar

  2. Já ouvi falar, e vi imensas receitas de eggnog, mas nunca experimentei fazer. Apesar de não gostar desse tipo de bebida alcoólica, parece ser bem interessante, e quem sabe um dia ainda faça! 🙂 Ficou com bom aspecto de qualquer das maneiras, eu é que sou muito esquisita nas bebidas 😉

    Um bom ano de 2015!
    Beijinhos*
    Marlene

    Gostar

  3. Feliz Ano Novo Patrícia!
    Nunca provei eggnog, só conheço de ouvir o nome nos filmes e séries de televisão. Olhando para a receita acho que deve ser uma delícia. Obrigada por partilhar mais uma deliciosa sugestão!
    Beijinhos, Paula

    Gostar

  4. Queria deixar coisas boas de ano novo, Patrícia. Começou bem, com uma bebida aconchegante, que faz pensar em casas de montanha e em pessoas juntas. A celebrar estarem juntas. Um imaginário possível, associado a uma bebida que nunca fiz.

    Bom ano novo, então.

    Um abraço.

    Mar

    Gostar

  5. nunca provei eggnog, mas sempre tive curiosidade e já fui a algumas lojas especializadas procurá-lo, como a liberty store. por acaso tinha ideia que era uma tradição americana… ainda não tive a sorte de encontrá-lo, por isso talvez venha a experimentar a tua versão caseira. já fiz uma vez baileys em casa e bebi metade do que ofereci!! ahaha! beijinhos de bom ano e desculpa a ausência! 🙂

    Gostar

  6. Olá Patricia,

    Já tinha feito a visita ao teu delicioso cocktail, mas só agora tive tempo de vir cá deixar o meu comentário.
    Que bela forma de começar um ano, com um cocktail bem requintado e guloso também. Deve ser irresistível e ficou com umas cores lindas. Os sabores, diferentes, mas devem fazer deste um cocktail bem especial e perfeito para dar as boas vindas a este novo ano que começou tão frio mas muito solarengo.
    A ti, desejo um Feliz Ano Novo, cheio de projectos concretizados e sonhos realizados.
    Um grande beijinho.

    Gostar

  7. Patrícia, trazes uma bebida sobre a qual tenho imensa curiosidade. Fruto dos filmes americanos, claro está! 😉
    Vê-se que é bem encorpada e cheia de sabores. Nunca tinha procurado a receita mas este teu copinho de aspecto divinal deixou-me com vontade de experimentar. Tenho sempre rum, acho que terei de testar esta delicia. 🙂

    Bjinhos

    Gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.