Ovos com tomate…memórias de verão

Scroll down to content

ovos com tomate_foodwithameaning

Desde a minha infância que recordo este prato.
Assim que a escola acabava, em finais de Junho, começavam os preparativos para as férias de Verão. Significava pensar no que levaria no saco para uma temporada de três meses nas ilhas do Pico e do Faial, como encontraríamos a casa da avó, que ficava fechada todo o ano, porque ela morava connosco, e que sabíamos que tínhamos que começar a limpar: a arejar os colções, a lavar os lençóis, que permaneciam guardados na cómoda antiga, dobrados da mesma forma como tinham sido deixados.
Os meus pais, ambos professores, ficavam para trás, ao serviço, até finais de Julho, mas nós duas, mais tarde, nós três, seguíamos com a avó e bisavó materna de barco, numa viagem infindável, porque eram cerca de sete horas no barco Terra Alta ou no Espírito Santo, rumo à ilha do Pico. Foram vinte e tal anos da minha vida em que todos os verões havia o mesmo ritual, o que, para nós, era uma alegria porque já tínhamos os amigos de verão à nossa espera.
E começava a aventura: os banhos de mar, as festas, as visitas a parentes e as novas amizades.
Recordo que, depois de nos instalarmos, todas as vizinhas nos vinham visitar e, como já não nos viam há um ano, traziam-nos do que produziam: batatas, maçarocas de milho, que cozíamos com sementes de funcho, cebolas e alhos, ovos caseiros e tomates, estes últimos da qualidade coração de boi, como a minha avó dizia. Eram grandes, sumarentos e carnudos, ideais para a confeção deste prato, muito popular nessa época, e que eu resolvi revisitar trazendo-vos aqui esta receita que poderá já caído no esquecimento de algumas cozinheiras.

ovos com tomate_foodwithameaning

Ingredientes

8 ovos
10 tomates
1 cebola
2 dentes de alho
especiarias a gosto (utilizei pimenta preta)
sal
azeite
azeitonas recheadas com pimentos
salsa para decorar

1.Retirei a pele aos tomates e triturei-os com a varinha mágica.
2. Fiz um refogado em azeite com a cebola e alho.
3. Adicionei o tomate, temperei e deixei cozinhar até secar os sucos e estar cozido.
4. À parte, bati com um garfo os ovos. Temperei-os com sal e pimenta. Adicionei-os ao tomate. Misturei tudo.Fui mexendo até os ovos se encontrarem cozinhados. Adicionei azeitonas picadas a gosto.
5. Coloquei o preparado numa travessa e polvilhei com salsa.

Lembro-me de fazer sandes com as sobras do almoço de ovos com tomate e de levá-las para a costa, como se diz no Pico. À beira-mar elas ainda sabiam melhor!

E lá íamos a pé para o mar, que ficava já ali.

ovos com tomate_foodwithameaning

Uma ótima semana!

Patrícia

5 Replies to “Ovos com tomate…memórias de verão”

  1. como fiquei contente ao ver esta receita, lembrou-me também os almoços e lanches em casa da minha avó materna que nos fazia esta delicia de prato, nunca fiz mas agora vou fazer de certeza, muito obrigada amiga.

    Gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.