Costela-de-adão em dia de São Valentim

Scroll down to content

Diapositivo1Diapositivo2Diapositivo3

Diapositivo5

costela-de-adão é uma planta da família das aráceas que tem folhas grandes, cordiformes e perfuradas.  É uma planta essencialmente ornamental com folhas cujo design  lembra costelas humanas, como se representasse a forma dos ossos da nossa caixa torácica e no  seu conjunto  o formato de um coração. Apesar das suas folhas e  caule segregarem um látex que é tóxico e que pode trazer náuseas, vómitos e cólicas, o seu fruto é comestível e bastante saboroso, fazendo lembrar o ananás.

Neste dia dos namorados trouxe-vos uma sobremesa em jeito de pecado original.  Provém do fruto da costela-de-adão e chama-se figo-do-mato. Existe conceito mais selvagem para celebrar este dia? Acho que não. Neste post preponderá o verde em vez do vermelho e os corações só mesmo os provenientes do formato da folha da costela-de-adão. Temos de reinventar o Dia de São Valentim, não acham?

Apanha-se o fruto quando este estiver cilindricamente robusto ( isto está a correr bem; interpretem como quiserem), deixa-se amadurecer ao abrigo da luz e quando começar a descascar, ou seja, a largar a cobertura de peças verdes hexagonais que o cobre está pronto a ser saboreado. Utiliza-se um garfo para retirar a polpa do fruto. Tem a consistência do ananás maduro e sabor algo idêntico.

Diapositivo4
Diapositivo6
Diapositivo7
Diapositivo8

8 Replies to “Costela-de-adão em dia de São Valentim”

  1. Eu tenho uma que está quase a dar fruto! Fiquei realmente curiosa em provar. Cá por Coimbra, como as condições que temos nem sempre são as ideiais para a planta é usual ela só dar fruto muito esporadicamente (a dos meus pais acho que em 10 anos só deu uma vez).
    Muito obrigada pela dica 😉 ❤

    Gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.