Este ano, a prata dava o mote à festa. O tronco de Natal, uma das iguarias escolhidas, embelezava a mesa com pérolas prateadas e um raminho repleto de brilhantes. Os marcadores dos pratos e os anéis dos guardanapos emitiam uma luz metálica quente que se refletia na loiça branca e se prolongava nos copos de cristal. Os apontamentos trazidos pelas velas ampliavam a atmosfera de louvor ao Menino, placidamente deitado na sua alcofa, acolchoada de cetim azul claro, que ocupava o centro da mesa.
Ingredientes
Para a torta
200 g de amêndoa com casca
6 ovos
100gr de açúcar em pó
100gr de manteiga
100gr de farinha
1 colher de café de fermento
Para o recheio (creme de café)
150 g de açúcar em pó
150 g de manteiga (ligeiramente amolecida)
3/4 de chávena de chá com café expresso
Para a cobertura
1 tablete de chocolate negro
1 colher de sopa de manteiga
1 cálice de moscatel
Modo de Preparação
1. Untar um tabuleiro com manteiga e forrar com papel vegetal. Utilizei o tabuleiro do forno.
2. Colocar as amêndoas na picadora e triturá-las o mais possível.
3. Numa tigela, bater o açúcar com a manteiga, que deve estar à temperatura ambiente, até obter um creme esbranquiçado.
4. Adicionar as gemas e bater muito bem.
5. Juntar a amêndoa triturada (quase em farinha).
6. Bater as claras em castelo.
7. Aos poucos vá adicionando a farinha (previamente misturada com o fermento) e envolva as claras cuidadosamente, sem bater.
8. Verta o preparado no tabuleiro e leve ao forno pré aquecido a 180ºC, aproximadamente 20 minutos. Usei ambas as resistências do forno conjuntamente com a ventilação.
9. Desenformar a torta sobre um pano polvilhado com açúcar ou utilizar o próprio papel vegetal da cozedura para enrolar a torta (achei mais facilitador)
Obs. Quando queremos rechear uma torta, convém deixá-la arrefecer antes de colocar o recheio, para evitar que este derreta.
Obs. Após 15 minutos de cozedura, convém espreitar a torta e fazer o teste do palito no centro. Se a torta ficar demasiado cozida poderá tornar-se quebradiça, o que é de evitar.
10. Barrar a torta com o creme de café. Para se obter este creme, bater o açúcar com a manteiga até ficar homogéneo. Ir acrescentando o café para facilitar a consistência. Se preferir pode adicionar mais açúcar em pó. Bater bem até obter um creme pronto a barrar.
11. Para a cobertura, partir o chocolate negro em pedaços e derreter em banho-maria com a manteiga. Se preferir utilizar o micro-ondas, derreta o chocolate marcando um período inicial de 30 segundos, mexa com uma colher e volte mais uns segundos. Convém ir observando o evoluir pelo vidro do micro-ondas. O chocolate nunca deve ferver ou fica inutilizado.
12. Barrar a torta com a ganache de chocolate e com as costas da colher fazer movimentos com o chocolate por forma a imitar os sulcos da casca de um tronco de árvore. Poderá também fazer os sulcos com um garfo em todo o comprimento do tronco.
13. Decorar a gosto com montinhos de côco e cerejas em calda ou com símbolos do natal. Eu optei por decorar com missangas e com um raminho prateado.
Um tronco bonito. Gostei da ideia do recheio do café, que combina lindamente com a cobertura de chocolate negro. Feliz 2014 Patrícia :*
GostarGostar
Um tronco de Natal perfeito!
Boas Festas Patrícia!
Beijinhos.
Maria.
GostarGostar