Um género de Baileys para oferecer neste Natal

Scroll down to content

Baileys homemade

Existem imensas versões de Baileys caseiro. O original Baileys Irish Cream é o genuíno creme de licor irlandês feito a partir do uísque com nata criado nos anos 70 por David Dand e primeiramente comercializado pela empresa R. A. Bailey & Co, com sede em Dublin, em novembro de 1974.

Para além do produto registado, existem outras marcas que comercializam sucedâneos deste licor irlandês a preços muito mais competitivos.

Este género de Baileys que trago hoje não é uma tentativa de igualar o produto original mas uma experiência. Consultei várias receitas deste licor, nacionais e estrangeiras e decidi-me por atribuir um toque ligeiramente diferente à minha. Há quem utilize natas, ovos, leite condensado simples, leite evaporado conjugados com o whisky e complementados pelo toque do café, do cacau e da canela. Optei, porém, por uma versão sem natas e sem ovos. Elegi o leite condensado mas na condição de cozido. Garanto-vos que o toque a caramelo adicionou o que no meu entender falta a algumas versões pálidas de Baileys caseiro.

Ingredientes

1 lata de leite condensado cozido

a medida da lata de whisky

1 colher de sobremesa de café solúvel

1 colher de sobremesa de cacau em pó

meia colher de café de aroma de baunilha

1 pitada de canela ( apenas a quantidade que cabe entre o indicador e o polegar)

Modo de Preparação

1. Colocar todos os ingredientes no copo da Bimby (ou num liquidificador) e marcar 1 minuto Vel. 3. Deixar descansar o líquido durante 5 minutos e voltar a marcar 1 minuto Vel. 3.

2. Guardar o conteúdo numa garrafa de cristal à temperatura ambiente durante 2 meses ou optar por conservar o licor no frigorífico para quem gostar de o beber fresquinho sem a adição do cubo de gelo.

Nota: Dever-se-á mexer o conteúdo da garrafa sempre que passe algum tempo desde a última vez que se serviu o licor.

Baileys homemade

Com esta receita de licor,  inicio o desfile de sugestões natalícias.

Boas Festas!

Patrícia

13 Replies to “Um género de Baileys para oferecer neste Natal”

  1. Que bela ideia, Patricia! Mesmo estando perto do Natal, ainda se pode fazer para oferecer, acompanhado de um bonito cartão, com as instruções de conservação e utilização 🙂
    Beijinhos e Boas Festas!

    Gostar

  2. Olá Patrícia:

    Uma ideia bem bonita, esta. Um licor com um cartão. E isso ser um presente de Natal. A sério que gostava de conseguir ter um bocadinho de tempo para esse ritual de ir fazendo presentes deste género. Ainda não consegui. Talvez no próximo fim-de-semana. Talvez consiga um Sábado silencioso para fazer coisas assim. De Natal. Com cartões e tudo.

    Uma boa semana. E um abraço.

    Mar

    Gostar

  3. Olá Mar.
    Este licor não requer praticamente tempo nenhum. É mesmo a oferta ideal para pessoas com pouco tempo ou para aquelas que ainda não compraram as ofertas de Natal. Oferecido numa linda garrafa é mesmo uma prenda muito personalizada.
    Entretanto, que chegue esse sábado silencioso que se presta a divagações e experiências. Sabe tão bem ter tempo assim.
    beijos aos 3.
    Patrícia

    Gostar

  4. Eu fiz… ficou bem parecido com o Bailey… lógico que fazer ficar igual é milagre, mas ficou uma delícia e os convidados amaram!!! Obrigada Patrícia por essa receita. Feliz Natal e Próspero Ano Novo, para você e sua família!!!!!

    Gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.