brownies

Quem gosta de chocolate entende o ímpeto repentino para o seu consumo. Chego a pensar  que consumi-lo nem é dos vícios mais devastadores, mas como qualquer dependência é sempre difícil controlar os impulsos que levam à compra de um único chocolate ou de uma caixa repleta de bombons. Quantas e quantas vezes, no regresso a casa do supermercado, vou mordiscando o meu chocolate preferido enquanto conduzo. Os “entendidos” na matéria justificam o desejo por chocolate através de diferentes razões: alterações hormonais; carências emocionais; necessidade de certas substâncias no organismo constantes da composição do chocolate. Chegam a sugerir a substituição do chocolate pela alfarroba. Esta tem a aparência e o gosto do chocolate, mas é mais nutritiva e não contém lactose, glúten e açúcar. Por ser naturalmente doce, a alfarroba dispensa o uso de açúcar na fabricação e no consumo dos produtos, sem falar que também não possui cafeína.  Os especialistas chegam ainda a aconselhar a prática de exercício físico, pois afirmam que diminui a vontade de comer chocolate.

Na minha opinião, quando apetece um chocolate, apetece um chocolate e pronto. Para quê enganar o organismo com alfarroba? Devemos é preferir o chocolate negro pois, para além de ser mais saudável, sacia com menor quantidade do que o chocolate de leite ou o branco.

Hoje, aconteceu mais uma vez essa necessidade inesperada por chocolate. Não fui ao supermercado mas sim para a cozinhar e tratei da questão de forma bem simples: através destes brownies repletos de chocolate no seu interior e exterior. Adicionei-lhes alguns frutos secos e deliciei-me.

brownies

“O chocolate é um alimento feito com base na amêndoa fermentada e torrada do cacau. A sua origem remonta às civilizações pré-colombianas da América Central. A partir dos Descobrimentos, foi levado para a Europa, onde se popularizou, especialmente a partir dos séculos XVII e XVIII. Contudo, em função das necessidades climáticas para o cultivo do cacau, não é possível o seu plantio na Europa e por isso as colónias americanas de clima tropical húmido continuaram a fornecer a matéria-prima. Atualmente os maiores produtores estão na África Ocidental.
O chocolate tal como é consumido hoje é resultado de sucessivos aprimoramentos realizados desde o início da colonização da América. O produto era consumido pelos nativos na forma duma bebida quente e amarga, de uso exclusivo da nobreza. Os europeus passaram a adoçar e a misturar especiarias para adequá-lo ao seu gosto. Com o desenvolvimento dos processos industriais e técnicas culinárias, surgiu o chocolate com leite e depois na forma de um sólido. Atualmente, é encontrado em diferentes formas que vão desde o sólido, como o chocolate em pó, as barras, os ovos e os bombons, e líquido, como achocolatado ou chocolate quente. Além de ser consumido puro, é também ingrediente de um grande número de alimentos como bolos (tortas, biscoitos, etc.), mousses, sorvetes e outros doces.
Paralelamente, o chocolate passou a ser associado a determinadas festividades, como por exemplo a Páscoa. Além disso, com as descobertas científicas, foram conhecidas algumas propriedades que o relaciona, especialmente na versão amarga, à saúde humana.”
fonte

brownies
Ingredientes para os brownies

200 g chocolate amargo cortado aos pedaços

2 chávenas de farinha

1 colher de chá de fermento Royal

3 ovos grandes

1 colher de chá de aroma de baunilha

200 g de manteiga

1 chávena e meia de açúcar mascavado claro

1 chávena de nozes e amêndoas (para o interior e exterior)

manteiga para untar o tabuleiro
Preparação dos brownies

1. Pré-aquecer o forno a 200 ºC.

2. Untar um tabuleiro com manteiga e enfarinhá-lo de seguida ou revesti-lo com papel vegetal-

3. Derreter a manteiga com o chocolate em banho-maria. Deixar arrefecer.

4. Numa tigela, misturar a farinha com o fermento. Reservar.

5. Noutra tigela, bater os ovos inteiros até se obter uma mistura cremosa (cerca de 5 minutos).

6. Adicionar gradualmente o açúcar, continuando a bater até ficar com a consistência de mousse (cerca de 3 minutos)

7. Adicionar gradualmente a mistura de chocolate e a mistura de farinha com fermento. Por fim, envolva os frutos secos.

8. Colocar o preparado na forma e cozinhar cerca de 40 minutos. Deixar arrefecer na forma antes de partir em quadrados.

Apesar de tradicionalmente os brownies não receberem cobertura resolvi fazer uma ganache de chocolate. Decorei com alguns frutos secos reservados.

Ingredientes para a cobertura (ganache de chocolate)

1 tablete de chocolate de culinária

natas q.b.

Preparação da ganache

Derreti o chocolate em banho-maria e fui adicionando natas até obter a consistência de cobertura desejada.

Se quiserem consultar muitas e muitas receitas de chocolate poderão passar no Blog do Chocolate. Aí encontrarão delícias atrás de delícias confecionadas pela Isabel.

9 Replies to “Brownies e a vontade de chocolate”

  1. Ora e fizeste muito bem!! É isso mesmo, se apetece chocolate, é chocolate que se come e não substitutos e nada como um brownie duplamente achocolatado para saciar essa vontade.
    Beijinhos,
    Lia.

    Gostar

  2. Eu não consigo explicar o impulso de comer chocolate, mas que, de vez em quando, tenho desses impulsos e tenho de obedecer-lhes, isso é verdade 🙂 E então a um brownie lindo como esse, quem é que pode resistir? Eu não, de certeza…
    Beijinhos, Patrícia.

    Gostar

  3. Minha querida, há já muito tempo que não passava por aqui. A minha vida pessoal e profissional não têm dado tréguas e por isso me afastei do blogue.
    Sou um pouco como tu, se me dá desejos de chocolate posso tentar resistir que não consigo!! e bem sei que não resistiria também aos teu brownies!

    beijinhos e boa semana

    Gostar

  4. Patricia,

    Não vale a pena enganar… a alfarroba não tem decididamente o gosto do chocolate. Digo-o eu e dirá qualquer chocólatra bem viciado…
    Se poderá dissipar por momentos o desejo pelo Rei ?
    Poder pode, mas nunca será a mesma coisa !
    Mas esses teus brownies estão qualquer coisa de espectacular !
    Satisfariam com plenitude o meu vicio, que hoje já foi satisfeito por uma dessas ou de outras razões que referiste acima, ou simplesmente porque me apeteceu,c omo sempre me apetece ! 😉

    Beijinhos

    Gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.