Crumble de damascos e nêsperas com nozes

Scroll down to content

crumble de damascos com nêsperas
foodwithameaning

Este delicioso crumble foi a sobremesa do almoço de domingo. Estava uma delícia (sim, estava, porque acabou num instantinho). Acho que os damascos frescos com as nêsperas concorreram para uma combinação inusitadamente perfeita.

crumble de damascos e nêsperas

O Crumble é um prato doce de origem britânica, feito de compota de frutas picadas cobertas com uma mistura de gordura (geralmente,manteiga), farinha e açúcar, assado até que a cobertura fique crocante. Muitas vezes, é servido com creme, nata ou sorvete, como uma sobremesa substanciosa após uma refeição quente.

As frutas mais empregadas em crumbles incluem maçã, amora, pêssego, ruibarbo, groselha e ameixa. A cobertura pode conter também aveia em flocos, amêndoas ou outras nozes; às vezes leite azedo (por exemplo, vinagre e leite) é adicionado para dar ao crumble um gosto mais exótico. Açúcar mascavo é muitas vezes polvilhado sobre a cobertura do crumble, de modo a formar um pouco de caramelo depois de assado. Em algumas receitas a cobertura é feita com biscoitos quebrados (cookies ou bolachas) ou mesmo cereais matinais, mas isso não é tradicional.

Os crumbles surgiram na Grã-Bretanha durante a Segunda Guerra Mundial. Devido ao racionamento, não havia ingredientes para as tortas tradicionais, que exigiam muita farinha, gordura e açúcar para a massa. Usavam uma simples mistura de farinha, margarina e açúcar para cobrir a torta. O prato também tornou-se popular devido à sua simplicidade, uma vez que deixava às mulheres mais tempo para fazer outras tarefas.”

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Crumble

&

crumble de nêsperas e damascos

Vamos então lá à receita!

Ingredientes

8 damascos

8 nêsperas

2 colheres (sopa) de poncha

150 g de farinha

120 g de açúcar mascavado claro

45 g de nozes trituradas

1 colher de sopa rasa de canela em pó

110 g de manteiga gelada aos cubos

3 colheres de sopa de passas

sumo de meio limão

Modo de preparação na Bimby

1. Descasque os damascos e as nêsperas, retire-lhes o caroço e pique-os grosseiramente. Descasque primeiro os damascos e só depois as nêsperas, pois estas têm tendência a oxidar. Salpique com o sumo de limão. Envolva com uma colher e reserve.

2. Misture as passas com a poncha e reserve.

3. No copo da Bimby, triture as nozes, marcando 15 Seg/Vel.6.

4. Misture a farinha com o açúcar, as nozes, a canela e, por último, a manteiga e marque 1Minuto/Vel. 5. Está no ponto quando a massa se encontra solta em farelos grossos.

5. Numa tarteira ou assadeira untada com manteiga, distribua a fruta picada e as passas  embebidas na poncha.

6. Cubra com a massa e asse no forno pré-aquecido até que a fruta fervilhe e a crosta fique ligeiramente tostada.

Se desejar sirva o crumble acompanhado com uma bola de gelado.

7 Replies to “Crumble de damascos e nêsperas com nozes”

  1. Coincidência curiosa, Patrícia. Lembrei-me há uns dias que um crumble com damascos devia ficar mesmo bem. Pelo que vejo, sim. Deve saber mesmo bem. A Verão que tarda.

    Um beijo.

    Mar

    Gostar

  2. Isto é o pecado disfarçado!!!! Sim, porque a gente vê frutinha e diz, é meio light!!! Desde que experimentei uma vez fazer, fiquei encantada!! E adorei a combinação das frutas que usaste!! Ai…. Que pecado menina!!!
    Beijinhos

    Gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.