Lollipops com e para os mais pequenos

Scroll down to content

As crianças mais novinhas sentem muita necessidade de falar, de contar coisas, mesmo sobre assuntos que para nós, adultos, são insignificantes. Coisas do tipo: A minha amiga Beatriz hoje levou para a escola uma Polly com roupinhas mesmo giras, mas o P. escondeu algumas na caixa dos lápis de cor e a Beatriz começou a chorar muito. Tive pena dela e eu a Inês, a Matilde e a Raquel fomos todas procurar as roupas pela sala.

A minha filha, de cinco anos, conta-nos tudo o que se passa na escola: as atividades que fizeram, os livros que “leram”, as novas palavras de inglês que aprenderam com o professor Mário, o menino que disse um palavrão, a menina que levou um ralhete da professora por ter trocado todos os casacos e as mochilas nos cabides, o colega que chorou porque lhe caiu um dente e teve de lidar com a dor da perda e o horror do papel ensanguentado. Enfim, a viagem da escola para casa é composta por uma mãe ou pai atento e uma filha tagarela.

Nesta ordem de ideias, e depois do que a educadora outro dia me disse, comecei a presumir que o inverso também acontecia: que o que se passava de significativo em casa também chegava em primeira mão à escola. Assim aconteceu com a história dos lollipops.

Já há tempos que a minha filha insistia em fazermos lollipops. No último fim de semana arregaçámos as mangas, pusemos os aventais, preparámos a bancada com todos os ingredientes necessários e equacionámos uns lollipops de chocolate branco repletos de pó de fada, isto é, decorados com missangas e serpentinas de açúcar coloridas.

lollipops de chocolate branco

lollipops de chocolate branco

lollipops de chocolate branco

Em conversa com a educadora da minha filha, voluntariei-me para fazer com os meninos e meninas da sala dela uma oficina de lollipops durante a tarde da passada quinta-feira. A educadora entende ser muito importante a participação dos encarregados de educação e dos avós através de diferentes iniciativas. Este ano, as atividades passaram pela leitura, pela ciência e pela culinária e foram dinamizadas com a intervenção  dos pais.

Preparei os ingredientes e os utensílios necessários e quando dei por mim estava de avental com 14 crianças prontas para se transformarem em ajudantes de cozinha.

Partiram o chocolate aos pedacinhos, colocaram a taça com o chocolate no micro-ondas, mexeram o chocolate com uma colher até ficar sem grumos, estenderam o papel vegetal nos tabuleiros, estenderam os pauzinhos, fizeram círculos com o chocolate e decoraram de forma personalizada cada um dos lollilops. Não tardou muito e transformaram-se em crianças ainda mais felizes  porque besuntadas de chocolate.

lollipops de chocolate branco

lollipops de chocolate branco

Depois de devidamente identificados, os lollipops foram colocados no frigorífico para que o chocolate voltasse a solidificar.

lollipops de chocolate branco

lollipops de chocolate branco

Durante a oficina, a educadora aproveitou algumas tabletes de chocolate para trabalhar noções de matemática através da contagem dos quadradinhos e da distribuição destes em grupos. Aproveitou também para rever, através da transformação do chocolate após sair do micro-ondas, os estados físicos da matéria: sólido, líquido e gasoso.

Como durante todo o ano letivo foram feitas diversas abordagens à escrita, alguns alunos da sala com apenas cinco anos já sabem escrever, à sua maneira claro.

Para mim, o momento alto da oficina foi ver meninos e meninas tão pequeninos a escreverem, no quadro da sala, a receita dos lollipops.

Deliciem-se!

receita de lollipops de chocolate brancoreceita de lollipops de chocolate branco

Ingredientes para 14 a 16   lollipops

500g de chocolate branco
missangas de açúcar coloridas
missangas de chocolate
corações de açúcar
M&M
paus de madeira
folhas de papel vegetal
Preparação
1. Forrámos tabuleiros com papel vegetal;
2. Colocámos em duas taças o chocolate partido em pedaços;
3. Colocámos as taças no microondas, na potência máxima, por períodos de 30 segundos, até o chocolate estar completamente derretido e com um aspecto brilhante, mexendo sempre entre cada rotação (nunca fazer de uma só vez pois podemos alterar a consistência do chocolate); quem preferir. Em vez do microondas poderão derretê-lo em  banho-maria;
4. Dispusemos os paus de madeira nos tabuleiros e, com uma colher de sopa, espalhámos por cima, tentando desenhar um círculo;
5. Decorámos com missangas e serpentinas de açúcar coloridas;
6. Levámos ao frigorífico cerca de 60 minutos para solidificar.

&

Ainda houve tempo para derreter chocolate de leite e para saboreá-lo com morangos biológicos bem docinhos.

Morangos com chocolate

Morangos com chocolate

Morangos com chocolate

Morangos com chocolate

11 Replies to “Lollipops com e para os mais pequenos”

  1. Coisa mai linda!! A minha quando decidi ir ajudar-me, transforma-me a cozinha!! tem menos um ano que a tua!! E sabes, aqueles dois têm-me “negra”, porque lhes tenho que tirar a ferros o que fazem na escola! Por mais que pergunte nunca contam tudo o que fazem!!
    Vou levar a sugestão e po-los a fazer lolipops!!
    Um beijinho.

    Gostar

    1. Olá querida. A minha filha é mesmo tagarela e olha que nem sai ao pai nem à mãe, mas sim à avó paterna. Às vezes até lhe digo para ficar um bocadinho caladinha, mas arrependo-me logo de lhe ter dito isso. Ainda há pouco ela quis fazer mousse de chocolate sozinha. Lá foi buscar a tigela, o leite, a saqueta de mousse, a batedeira…Tive de supervisionar se não as paredes da cozinha ficariam todas salpicadas de chocolate, mas ficou toda feliz.

      Estas atividades com as crianças são muito divertidas , mas deixam-nos um pouco cansadas pois todas querem fazer tudo e mexer em tudo. Na oficina de lollipops quase tive de contratar um segurança para vigiar as tigelas com as missangas coloridas, mas foi o máximo!
      Beijos grandes para ti e para os teus filhotes.
      Patrícia

      Gostar

  2. Olá Patricia, que iniciativa deliciosa! Deve ser muito cansativo mas, também, muito compensador! A tua filha deve ter ficado encantada por ter a sua Mãe a dinamizar a iniciativa e todas as crianças se devem ter deliciado a meter as mãos na massa 🙂
    Ficaram lindos!
    Beijinhos

    Gostar

    1. Foi mesmo divertido, mas no fim da tarde eu estava tão cansada como se tivesse estado a trabalhar todo o dia.
      Não sei a idade da tua irmã, mas todas as crianças adoram trabalhos manuais. Temos é de ter muita paciência com elas e no fim implicá-las na arrumação e limpeza do espaço.

      Um abraço

      Gostar

    1. Sim, gostei tanto, como já te tinha mostrado através dos passion pops, que resolvi colocar os mais pequenos a derreter chocolate e a fazer lollipops personalizados.
      Foi uma tarde bem engraçada!
      Beijos grandes,
      Patrícia

      Gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.