Massa Sovada em Folar: uma possibilidade de 2 em 1

Scroll down to content

Massa sovada em forma de folar_foodwithameaning

Os bolos de massa sovada são um doce regional dos Açores. São feitos com maior frequência por altura da Páscoa e do Espírito Santo. São presença obrigatória em todas as funções realizadas de Maio em diante em todas as freguesias dos Açores.
As receitas de massa sovada variam de ilha para ilha, podendo ser mais ou menos condimentadas. No entanto, são sempre confecionadas à base de farinha, açúcar, leite e ovos. Estes bolos são distribuídos nos bodos de leite às crianças e dados a provar a todos os que se dirigirem aos impérios do Espírito Santo. Na gastronomia açoriana, acompanham pratos típicos. Aqui na ilha Terceira serve de acompanhamento à Alcatra.

Desta vez, e como estamos na quadra da Páscoa, época do folar, resolvi fazer a receita de massa sovada em forma de folar. Substituí os ovos cozidos da decoração do folar pelas amêndoas. Para os filhotes e sobrinhos fiz os bolos de massa sovada em ramequins. Adoraram por estes serem mais pequeninos e mimosos.

Comparativamente ao folar, os bolos de massa sovada são mais enriquecidos em ovos, açúcar e manteiga, tornando-se mais saborosos. O folar carateriza-se por ser uma massa menos doce e mais parecida ao pão de leite.

Ingredientes para a preparação tradicional

Para o fermento:

1 batata grande
1 ovo
1 colher (sopa) de açúcar
125 g de farinha (aprox.)
20 g de fermento biológico
Para a massa:

1 kg de farinha de trigo
250 g de açúcar
250 g de manteiga
6 ovos
1 colher (sopa) de canela em pó
raspa de um limão pequeno

1. Prepare o fermento de véspera.

2. Nesse mesmo dia, coza as batatas com a pele, pele-as depois de cozidas e reduza-as a puré. Junte o ovo batido, o açúcar e o fermento diluído num pouco de água morna. Adicione farinha de trigo em quantidade suficiente para obter uma massa de consistência média. Abafe e deixe levedar durante a noite.

3. Na manhã seguinte, peneire a farinha para um alguidar, juntamente com o açúcar e a canela. Faça uma cova no meio, onde deita os ovos, batendo-os sem misturar com a farinha. Junte a manteiga derretida (sem ferver) e, por fim, a massa de fermento.

4. Amasse bem até a massa fazer bolhas e se soltar do alguidar. Tape em seguida, abafe e deixe levedar durante algumas horas.

5. Quando a massa estiver lêveda, tire pedaços do tamanho em que desejar os bolos e molde-os. Coloque sobre toalhas empoadas com farinha e, depois de levedarem mais pouco, pincele com leite.

6. Leve os bolos a cozer em forno forte.

Ingredientes e preparação na Bimby

800 g de farinha tipo 65
200 g de fécula de batata
250 g de manteiga
250 g de açúcar
6 ovos
raspa de um limão pequeno
1 colher de sopa de canela
1 colher de chá rasa de sal de mesa
1 saqueta Fermipan (11g)

Todos os ingredientes deverão estar à temperatura ambiente.

1. No copo da Bimby, colocam-se os ovos, o açúcar e a manteiga. Marca-se Vel. 6 durante 25 segundos. Repete-se por mais 25 segundos.
2. Coloca-se a fécula de batata e marca-se 40 segundos, velocidade 5.
3. Adiciona-se o sal, a canela, a raspa de limão e o fermento. Marca-se 30 segundos Vel. 4.
4. Com a máquina na Velocidade 2, vai-se adicionando metade da farinha aos poucos.
5. Marca-se 3 minutos. Vel. Espiga.
6. Com a máquina na Vel. 2, vai-se adicionando a outra metade da farinha.
7. Marca-se 3 minutos. Vel. Espiga.
8. Retirei a massa do copo e coloquei-a num alguidar pequeno. Abafei-o com uma toalha e com um cobertor e coloquei a massa a levedar.

Dica não tradicional mas que acelera o levedar
Colocar o alguidar com a massa dentro do automóvel estacionado ao sol.

9. Depois de lêveda, molda-se a massa como se quiser, em bolos redondos maiores ou menores.
Na ilha do Faial, de onde o meu pai é natural, a massa sovada vai a cozer em tabuleiros retangulares. Ficam uns bolos altos e grandes.

10. Pincelam-se os bolos de massa sovada com leite.

10. Vão a cozer em forno forte. (200 ºC)

Vai uma fatia?

Massa sovada em forma de folar_foodwithameaning

Continuação de uma Páscoa feliz!

10 Replies to “Massa Sovada em Folar: uma possibilidade de 2 em 1”

  1. Gosto muito de massa sovada mas em época Pascal prefiro o folar. Este ano repeti a sua receita do ano passado, aguardo o resultado.
    A ideia de fazer a massa em ramequins é muito boa.
    Feliz Páscoa!

    Gostar

    1. Olá Graça. Vamos então ver se os folares deste ano ficaram bons. Espero omatioque sim.
      Deu-me um desconsolo de massa sovada e optei por fazer esta receita mais faialense. Ficou muito boa, especialmente porque ligeiramente aromatizada pelo limão e pela canela.
      Os ramequins resultaram muito bem.
      Untei-os com manteiga antes de colocar a massa. As crianças adoraram.
      Um abraço para si.
      Patrícia

      Gostar

  2. Eu tenho uma máquina de pão e não a Bimbi será que me pdiam dizer como devo fazer a massa sovada pois sou açoreana e gostava de a fazer totalmente na máquina:bater, levedar e cozer. Obrigada Luísa

    Gostar

    1. Olá Maria Luísa. Eu tenho uma máquina de fazer pão mas não lhe tenho dado utilização ultimamente. Na máquina de pão, primeiro colocamos os líquidos e só depois os sólidos. Experimente fazer assim. Poderá ter de amolecer ligeiramente a manteiga para facilitar o bater. Não garanto que fique igual, mas saboroso ficará de certeza. Não fui grande ajuda, pois não?
      Um abraço e obrigada pela visita.
      Patrícia

      Gostar

  3. Ola Graca , eu sou da ilha de Sao Miguel , mas vivo na Inglaterra por acaso gosto mais do Folar de Pascoa que da massa Cevada, vou seguir a sua receita do folar acoriano e te direi algo sobre o folar.
    Obrigada uma feliz Pascoa.
    Carmen.

    Gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.