Moelas aromaticamente estufadas

Scroll down to content

Cada estação solicita determinadas receitas. As saladas frescas, os sumos e os gelados atingem o seu auge na primavera e no verão. Os pratos de forno, de tacho ou panela pertencem ao outono e ao inverno. Querem-se, portanto, quentinhos e fumegantes. Este estufado, confecionado para o jantar de domingo, reconfortou-nos com o sabor das moelas e com aroma a salsa e a alecrim.

Ingredientes

1kg de moelas frango
1 cebola grande
3 dentes de alho
1/2 pimento vermelho aos pedacinho
2 colher de sopa de polpa de tomate
1 lata de tomate frito
salsa fresca
1 cerveja
1 folha de louro
1 raminho de alecrim
1 caldo de galinha (da marca que entenderem)
azeite
piri- piri
sal

Modo de Preparação

Como costumo comprar as moelas congeladas, deixo que descongelem completamente, limpo-as e lavo-as muito bem. De seguida, cozo-as em água e sal mais ou menos 45 minutos na panela de pressão em lume baixo.Retiro-as da panela e reservo o caldo da cozedura, para mais tarde o utilizar.Em outro tacho, coloco azeite, a folha de louro e o piri-piri.Refogo a cebola, o pimento e o alho cortados aos pedacinhos. Junto o conteúdo da lata de tomate frito, o caldo de galinha e rego com a cerveja e com algum do caldo das moelas.Tempero de sal. Adiciono o raminho de alecrim. Tapo o tacho e deixo a moelas estufarem durante 15 a 20 minutos em lume baixo.

Costumo mexer o guisado de vez em quando. Passado os 10 minutos, abro o tacho, coloco um molho de salsa e retifico os temperos.Deixo o molho apurar, já com o tacho sem tampa, durante mais 10 minutos.
Acompanho as moelas estufadas com arroz branco. Quando as faço como petisco, corto-as mais pequenas e espeto-lhes uns palitos.

7 Replies to “Moelas aromaticamente estufadas”

  1. Nunca cozinhei moelas mas adoro comê-las, são dos meus petiscos favoritos. Mas têm que ser picantes qb e bem apuradinhas. Tenho uma amiga que as faz lindamente mas conheço alguns bons sítios para as poder petiscar 🙂

    Gostar

  2. Patricia, a falta de tempo não me tem deixado passar por cá, mas cada vez que cá venho fico a babar com tanta coisa boa. Moelas é dos petiscos a que não resisto, fiquei com vontade de fazer.
    Um beijinho e boa semana

    Gostar

  3. Olá Patrícia!
    Ando com vontade de comer umas moelas, tal como tu associo-as a estas estações frias.
    Um belo estufado de moelas que nos conforta. Bem boas com o alecrim 🙂
    Um beijinho.

    Gostar

  4. Adorei a receita , e o homem gosta de moelas, vou fazê-las este fim de semana … 😉
    Como sou uma amadora na cozinha e o homem é “boa boca” então tenho que caprichar e é óbvio que todas as dicas são bem vindas … 😉 tenho uma dúvida, onde compro a lata de tomate frito???

    Gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.