Antevendo o São Martinho….Pá de porco com castanhas

Scroll down to content

Com o outono vem a chuva, o frio e, em simultâneo, a vontade de pratos reconfortantes. A mesa do almoço de domingo foi assim palco de uma antevisão, ou melhor, de um desejo antecipado de castanhas. Da conjugação destas com a carne de porco resultou este clássico.


Fritei as castanhas em bastante óleo até ficarem ligeiramente douradas. É necessário não deixar fritar muito para evitar que fiquem secas e rijas. Coloquei-as, de seguida, a escorrer em papel de cozinha e abafei-as para amolecerem.
Numa frigideira com azeite, coloquei a carne fatiada grosseiramente (cerca de um quilograma). Temperei com sal, bastante alho em pó, pimenta-preta, louro aos pedaços e sumo de meio limão. Deixei a carne selar de ambos os lados. Reguei com mais azeite e espremi o sumo de meia laranja por cima da carne. Adicionei molho de soja (4 colheres de sopa). Tapei a frigideira com uma tampa de vidro e deixei que a carne acabasse de cozinhar e absorvesse os sucos. Quando pronta, retirei-a da frigideira e reservei-a ,abafada com papel de alumínio, já na travessa onde seria servida. Ao molho da carne que ficou na frigideira, adicionei sumo de meia laranja e uma colher de molho de soja. Mexi e juntei as castanhas para que absorvessem o paladar da carne. Tapei a frigideira durante 10 minutos.

Coloquei as castanhas e o molho não absorvido por estas à volta da carne e servi.

Acompanhei com um copo de tinto, a combinação perfeita, no meu entender.

Há um ano atrás, no Receitas ao Desafio, publiquei este prato mas na versão de assado. Se tiverem curiosidade em ver cliquem aqui.

12 Replies to “Antevendo o São Martinho….Pá de porco com castanhas”

  1. Pessoalmente, prefiro a versão assada. Mas o bom mesmo é ser um prato exemplificativo da estação, que sabe bem comer com as primeiras castanhas. E por falar nisso, apetecia-me mesmo umas castanhas assadas no carvão…

    Gostar

  2. Olá Patrícia:

    Registei a diferença. Faz-se na frigideira e não no forno. E creio que se já gostava na versão de assado, hei-de gostar mais desta possibilidade. Boa sugestão para dias como o de hoje: com chuva, vento e nuvens que ameaçam piorar a situação:)

    Um beijo.

    Mar

    PS: Reparei que também houve reformulação no Food with a meaning. Ficou bem, a mudança.

    Gostar

    1. Esta é uma versão de frigideira mais rápida portanto. Ansiedades de castanhas ou pressas na cozinha? Penso que as duas coisas. Vejo-me muitas vezes como a moçoila da apresentação do blogue: a 100 à hora e a querer fazer tanta coisa ao mesmo tempo. Por acaso, desta vez, a frigideira tem tudo a ver om a receita.
      Fico agora à espera de outras possibilidades com castanhas.
      beijinhos

      Gostar

  3. Estas são as minhas castanhas preferidas, as de trás-os-montes, e nunca as fritei, gostei de conhecer este método de as confecionar. Quanto à carne, e ao prato em si parece-me delicioso. Faço algumas vezes carne de porco com castanhas, os meus filhos adoram, o teu prato é muito bem-vindo.
    Um beijinho.

    Gostar

  4. Olá Patrícia!
    Já há imenso tempo que ando para utilizar umas castanhas que tenho no congelador, mas tem-me faltado a coragem para as incluir em pratos salgados. Acho que vou seguir a tua sugestão. Todavia, fiquei com uma dúvida: fritas as castanhas congeladas ou deixa-las descongelar um pouco antes?
    Um beijinho.
    Maria

    Gostar

    1. Vão mesmo congeladas para o óleo quente.Diretamente do saco. Não as deixes fritar muito,só alourar senão ficam rijas e não há dente que lá entre. depois diz-me se gostaram aí em casa.
      A minha sogra costuma fazer este prato sempre que vamos a Trás- os-Montes, A versão com javali é ainda melhor, mas aqui é muito difícil conseguir esta carne.
      beijinhos aos 3.

      Gostar

  5. Olá como vai ,vim fazer uma visita no seu cantinho e convidar vc para
    conhecer minha lojinha virtual, se eu não ti convidar como vc pode me conhecer
    não é mesmo , me desculpe se por uma acaso este recadinho te incomodar ,é que é o único jeito de
    fazer convites, é que tem pessoas que não gostam de links nas
    postagem então me perdoe se incomodar e se acaso já passei por aqui e fiz este convite me perdoe duas
    vezes mas ficaria muito feliz com sua visita
    http://www.vivendoartes-aleartes.com.br
    fico esperando por vc
    até mais

    Gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.