Não deixo passar um ano sem fazer este curtume. É uma tradição familiar, portanto. Assim, e apenas no mês de julho, quando o perrejil está verde e viçoso, dedico umas horas do meu dia  à apanha da planta e à preparação do curtume. O ano passado, publiquei a receita no Receitas ao Desafio. Este ano resolvi enriquecê-la com cebolas, pimentos, feijão verde e tomates da minha horta. Adicionei ainda uma folha de louro, uns dentes de alho e umas bagas de pimenta rosa em cada frasco.

Três semanas depois está pronto a comer.

Ficou uma delícia esta versão de 2012.

Curtume de Perregil
Depois da apanha da planta, que deve ser efetuada quando esta estiver verde e viçosa, separa-se a flor da planta, apenas utilizando para o curtume as folhas. Lavam-se as folhas, mergulhando-as numa bacia com água para lhes retirar alguma possível sujidade.
Preparam-se os frascos e tampas, esterilizando-os numa panela com água a ferver.
Escorre-se a planta e cortam-se com os dedos pequenos galhinhos com duas, três ou quatro folhas cada.
Colocam-se dentro dos frascos com cebolinhas  pimento vermelho, um dente de alho, pimenta da Jamaica, folha de louro e malaguetas.
Enchem-se os frascos com vinagre de vinho tinto e vinagre de cidra e fecham-se.
O curtume está pronto a comer quando a planta estiver com um tom verde azeitona.
Abaixo mostro-vos um frasco com perregil já pronto a comer (o da direita) e outro que ainda necessita de mais duas ou três semanas de cura.

O curtume de perrejil faz parte de uma tradição açoriana que, infelizmente, se está a perder. Poucas pessoas da nova geração conhecem a planta e são por isso poucos os que lhe dão utilidade.
Este curtume não costuma estar disponível para venda ao público. Apenas algumas mercearias das freguesias junto à costa o vendem e em poucas quantidades por ser um produto artesanal. Recentemente, na freguesia dos Biscoitos, no norte da ilha, da qual já falei aqui, encontrei o curtume à venda numa banca de produtos regionais junto à zona balnear.

Poderão encontrar as restantes sugestões para a elaboração da receita no link Receitas ao Desafio, já referido, bem como algumas fotos da planta no seu habitat natural.

Este curtume acompanha peixe e moluscos na perfeição, como no caso destas lulas recheadas que publiquei o ano passado no Receitas ao Desafio.

Um bom fim de semana.

Versão de 2017

IMG_20170718_135002_335

IMG_20170718_141346_445

9 Replies to “Perrejil em curtume…um ritual”

  1. Olá Patrícia
    Uma vez que não se encontra com facilidade para venda ao público, podes tornar-te uma “vendedora on-line” aqui para o continente.
    Seria bem engraçado começar a receber uns frasquinhos de curtume de perrejil via airlines 😉
    Um beijinho de bom fim de semana.
    Guida

    Gostar

    1. Olá Guida.
      Eu não tenho jeito nenhum para negócio. Para além disso, é de elaboração artesanal e a planta é de crescimento espontâneo em zonas bem específicas junto à costa. Mas vou pensar no assunto.
      Como te posso enviar um frasquinho para experimentares?
      Um abraço.

      Gostar

      1. Olá Patrícia
        Desculpa só agora responder. Fiquei tão surpreendida com o teu pensamento generoso que tive um bloqueio mental 😉
        Se considerares a hipótese de eu receber um dos teus frasquinhos, será mais fácil enviar para a morada de trabalho. Receber encomendas é mais fácil durante o dia aqui: Guida Cândido, Museu Municipal Santos Rocha, rua Calouste Gulbenkian, 3080-084 Figueira da Foz.
        Um beijinho de boa semana
        Guida

        Gostar

      2. Esta semana já coloco o perrejil no correio. Estive sábado com a Laranjinha e também lhe ofereci um frasquinho. Espero que gostes. Se não gostares, não há problema pois gostos não se discutem. Eu sou suspeita porque adoro curtumes.
        Um abraço para ti.

        Gostar

  2. Fiquei maravilhada com o ritual do curtume de perrexil, isto porque eu tenho exactamente o mesmo ritual. Não é de estranhar, porque vivendo também da Terceira, sou picarota de berço…um mundo pequeno este da internet.
    Adorei o site e as mil receitas deliciosas e claro todas as lembranças de casa que estão por ele espalhadas. Já agora mando aqui o link do meu ritual do perrexil deste ano. Bem haja 🙂

    http://quintavinagreira.blogspot.pt/2012/08/curtume-da-quinta-da-vinagreira.html

    Gostar

    1. Finalmente sempre consegui descbrir alguem comentar sobre este assunto,julgava que ninguem conhecia este vegetal que era utilizado para curtume.Quando era rapaz o meu pai me ensinou ir colher num pequeno cesto a beira -mar nos Biscoitos ilha Terceira e minha mae fazia os mais saborosos curtumes e ainda tivesse provado isto no inicio dos anos 60. Depois emigramos paraos U.S.A. jamais provei tal delicia mais de 54 anos.Aqui vai ementa um prato de chicharros fritos o dito curtume com PERREGIL umas fatias de pao de milho fresco uns copinhos de vinho de cheiro bom dos Biscoitos umas batatas cozidas umas rodas de tomate com azeite de galo e boa companhia. Nao ha nada melhor.Bem hajam todos vos.

      Gostar

  3. Olá Patrícia 🙂 espero que não tenhas ficado chateada com a minha observação é brincadeira. Mas achei graça a troca de msgs aqui neste post :-D. É natural que haja curiosidade nas pessoas que não conhecem esta planta em quererem experimenta-la. Por isso acho muito bonito haver essas trocas. Foi só por isso 🙂
    Quanto à hiperligaçao também já reparei que existe erro,mas vou tentar resolver.

    Um beijinho e até já 🙂

    Gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.