Enrolados de Salsicha – um improviso

Scroll down to content

Tenho o costume de planear a semana, de fazer um menu, facilitando assim a organização das refeições e, consequentemente, a ida ao supermercado. Defino o que pretendo confecionar e faço uma lista com os ingredientes em falta. Mas não fiquem com a ideia que sou a organização em pessoa porque, por vezes, a lista é mesmo elaborada mentalmente (afinal devemos exercitar a nossa memória). Penso que desta forma damos utilização a tudo o que temos em casa, evitando o desperdício, a acumulação de produtos nos armários despenseiros e a criação de culturas biológicas dentro do frigorífico.
Esta receita não foi contudo planeada. Não figurava em nenhuma ementa pré-estabelecida. Aconteceu de improviso. Surgiu da necessidade de rentabilizar produtos que tinha em casa. Conjuguei uma couve lombarda, que pedia para ser consumida, com um frasco de salsichas alemãs, que se aproximava do fim de prazo.

Enrolados de salsicha

Ingredientes

1 frasco com 8 salsichas (podem fazer com salsicha fresca. Penso que o resultado seria ainda mais saboroso)
8 folhas de couve lombarda (utilizei uma folha por salsicha, mas da próxima vez utilizarei duas folhas para criar mais volume)
1 lata pequena de tomate pelado triturado
1 cebola
3 dentes de alho
azeite
1 folha de louro
1 copo de vinho branco
1 copo generoso de água
especiarias (pimenta preta, cominhos, piri-piri)
2 folhas de manjericão
sal
palitos
1 chávena de arroz (para 4 pessoas)

Lavei as folhas de couve lombarda.
Escaldei-as num tacho com água a ferver.
Envolvi-as nas salsichas.
Prendi-as com um palito.Reservei.

Fiz um refogado com a cebola, o alho, o tomate triturado e as folhas de manjericão finamente picadas.
Adicionei o vinho, a água e deixei ferver.
Temperei com sal e com as especiarias.
Coloquei no tacho as salsichas enroladas na couve e presas pelo palito (utilizei um tacho de fundo largo, porque assim os enrolados ficam praticamente submersos no molho)
Em lume brando, deixei cozer a couve e apurar o molho.

Servi com arroz branco.

9 Replies to “Enrolados de Salsicha – um improviso”

  1. Que aspecto delicioso. É algo que tenho mesmo de experimentar. Não é uma sugestão que me seja 100% nova, mas foi a primeira vez que vi uma imagem desta receita que me fez abrir o apetite para a mesma.
    Muitos parabéns, quando a fizer venho mostrar o resultado 🙂

    Beijinhos

    Gostar

  2. Adoro esses improvisos, acho que o factor surpresa torna a refeição bem mais saborosa!! Por cá adoramos esse prato, mas costumo fazê-lo com salsichas frescas. Com essas também deve ficar excelente, as fotos estão bem apelativas!!
    Um beijinho:)

    Gostar

  3. Estive uns dias sem vir aqui: o meu blog perdeu os feeds dos blogs que não são blogspot (sabotagem!) e portanto agora tenho vindo a descobrir os que me faltam.
    Cá em casa também tentamos organizar a semana e até temos um plano para as refeições: 2ªs, 4ªs e 6ª são dias sem carne nem peixe, 3ª é dia de peixe, 5ª é dia de carne branca, sábado volta a ser peixe e domingo é dia de carne vermelha…
    Também temos sempre uma lata de salsichas alemãs, como reserva para eventualidades. E também acabam por ser consumidas mesmo antes de passarem o prazo de validade :p

    Gostar

  4. Obrigada pelos vossos comentários.
    Ondina, já são várias as pessoas a queixarem-se dessa sabotagem. Pessoas que até me perguntam se eu as eliminei ou se dei ordem para não aceitar mais comentários. Sabes, existem imensas pessoas a optarem por outros gestores de blogs que não o blogspot e o blogger está a tentar proteger-se contra isto. Um dos motivos pelo qual optei pela wordpress foi porque muitas vezes temos dificuldades em comentar através do blogger. Continuo satisfeita com a wordpress, mas esta atitude está a criar desconforto geral. Da minha parte, agradeço-te a fidelidade e a amizade que manifestas quando por cá passas. Estendo este agradecimento a todas as pessoas que me visitam.
    Beijinhos
    Patrícia

    Gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.