Torta de Côco, um clássico nas mesas açorianas

Scroll down to content

Conheço muitas pessoas que nem podem ouvir falar na palavra côco. Detestam-no. Não apreciam a tropicalidade (não sei se esta palavra consta do dicionário, mas não achei importante ir confirmar) do seu paladar, mas porventura consideram agradável o sabor da anona, do araçá, da groselha, porque cresceram a apreciar estes frutos. De facto, o côco não pertence à nossa realidade. O coqueiro é uma árvore que “não se dá” no nosso clima (o que não deixa de ser estranho, a avaliar pelo sem número de palmeiras que povoam avenidas e beiras de estrada, estrategicamente plantadas – queria dizer importadas– para embelezamento, como se os nossos loureiros ou as nossas faias não fossem igualmente merecedores de tais pedestais. E o que é o coqueiro se não uma palmeira com côcos?

Esta torta de côco foi retirada do caderninho de receitas da minha mãe. É presença habitual na mesa de Natal e sempre que na casa dos meus pais e na minha há uma comemoração. É uma receita que, apesar de já fazer parte da família, é um clássico açoriano. Quem não se lembra de vê-la em aniversários, mesas de Natal, babyshowers, quintos touros ou nas festas do salão da paróquia habilmente confecionada pelas mãos das nossas avós e vizinhas?

Partilho então convosco esta delícia!

Torta de Côco

500 g de açúcar
125 g de manteiga
250 g de côco (é preciso gostar-se mesmo de côco)
6 ovos

Derrete-se a manteiga e mistura-se com todos os ingredientes, batendo bem.
Unta-se um tabuleiro e forra-se com papel vegetal untado.

Vai a cozer em forno médio durante 20 minutos.
Depois de cozida, e ainda quente, volta-se sobre um pano húmido polvilhado de açúcarem pó e enrola-se.

Segredo da mãe: Não se deve deixar secar muito a torta para evitar que se quebre ao enrolar.

30 Replies to “Torta de Côco, um clássico nas mesas açorianas”

  1. Cá por casa temos esse problema, o meu namorado não pode nem sonhar com a palavra côco. Já eu adoro! É um dilema. Essa torta deve ser divinal, parece ser tão cremosa.. fosse ele gostar de côco e seria já a próxima a ser feita. Beijinho.

    Gostar

  2. Já eu adoro sobremesas com coco, adoro o sabor, a textura, o aroma… Essa torta está maravilhosa, a consistência do interior tem um aspecto divinal e irresistível! Vou guardar a receita, fiquei rendida:)
    Beijinhos

    Gostar

  3. Olá Patrícia, fico do lado dos que gostam, aliás gostar é pouco,
    adoro o seu sabor e textura, acho uma delicia.
    A torta está linda, farei menos doce.
    Posso questionar qual foi o recheio utilizado? Ou não colocam
    recheio?
    Obrigada, voltarei mais tarde;)
    Beijinhos.

    Gostar

    1. Duxa,não há recheio absolutamente nenhum.O segredo está em não deixá-la cozer demasiado, o que concorre para este aspeto de recheio.
      Quanto ao açúcar,podes experimentar retirar um bocadinho,mas ao fazê-la pela primeira vez eu não cortaria no açúcar.Ajuda à cremosidade.
      Obrigada por apareceres por cá.
      Beijinhos

      Gostar

  4. Pois eu sou doida por côco! Adoro tudo que leva côco, quer seja ralado ou em líquido… tudo mesmo. Conheço essa torta e sei que é uma delicia. Um clássico que nunca enjoarei 😉 E o interior está mesmo como gosto, húmida e docinha!

    Beijinhos

    Gostar

  5. Eu sou das que adora côco!!! Bolos, tartes, tortas, o que vier é sempre bem recebido e saboreado. A minha tia no natal costuma sempre fazer uma torta de côco e eu adoro. A tua está perfeita, convida à fatia.
    Um beijinho.

    Gostar

  6. Eu junto-me ao grupo de adoradores de côco! Se tem côco é quase certo que vou gostar. Em tortas húmidas então, acho que fica perfeito. Como nesta, que está com um ar delicioso! Beijinho

    Gostar

  7. Eu sou das que gosta de coco 😉 Mas por acaso sem nenhuma especial associação ou tradição. Não consta do Natal nem da Páscoa, nem dos nossos aniversários. Mas sempre que apetece, faço um bolo de coco, uma tarte, coquinhos e outros que tais…
    Esta receita será preparada num desses dias em que apetecer coco…
    Babette

    Gostar

  8. Patricia, eu sou do grupo das que gostam imenso de coco. Esta tarte parece-me uma verdadeira perdição.
    Obrigada pela receita, sendo de familia é uma preciosidade
    Um beijinho

    Gostar

  9. Olá Patrícia:

    Eu não gosto assim muito de côco. Só a polvinhar bolos que não tenham côco por dentro. Nunca percebi muito bem porquê, uma vez que nem é uma daquelas coisas de sabor demasiado acentuado. Ou que contamine o resto. Creio que será pela textura. Será mais por aí. Mas o estranho é ter olhado para a fotografia e ter pensado só que era irresistível. Que dava vontade de fazer. Vá-se lá perceber estas coisas.:)

    Um beijo.

    Mar

    PS: E existe, a sua palavra:) Tem uma sonoridade muito bonita. Tropicalidade.

    Gostar

  10. Eu por acaso gosto de coco, ainda á dias comprei um fresco no supermercado.. só ainda não sei abrir e tenho sempre que chatear o maridão para o partir! Faz-me muito lembrar o meu pai pois ele tb adorava coco! Boa receita e imagem. beijos

    Gostar

  11. Queridas cozinheiras e amigas, obrigada pelos vossos comentários. Sou mesmo fã de côco. Tenho um sem número de receitas com este fruto, desde doces a salgadas. (maior quantidade de doces, como devem calcular) E agora deu-me vontade de gelado de côco…Vou ter de esperar que a vontade passe. Vou corrigir mais uns testes e ela passará logo. Aposto.
    beijinhos e até logo.
    Patrícia

    Gostar

  12. Sou uma fã confessa de tortas, mas…. nunca fiz nenhuma 😦
    Há dias, uma colega deu-me a receita da de laranja, para ver se me aventuro um dia destes… Se correr bem, publico no Receitasaodesafio.
    Bj e bom fim-de-semana.
    Maria

    Gostar

  13. Eu amo coco, e amei essa torta! Com sua licença já vou levando a receita!!

    *respondi lá no post, mas deixo aqui também; eu tirei só aquele ossinho mais grosso das sardinhas, mas ele é tão molinho que se não quiser tirar acho que não tem problema.

    Bjos

    Gostar

  14. Gostaria de saber uma ideia de tempo de cozimento, sei que tem diferença de forno mas é só uma ideia sou uma cozinheira aprendiz.

    Um forte abraço
    Fernanda

    Gostar

  15. Olá Fernanda e Faybi!
    Respondendo à vossa pergunta, de facto não mencionei o tempo de cozedura na receita. Vou retificar já isso. A torta coze em forno médio durante 20 minutos.
    P.S. Se fizerem a torta, digam-me se gostaram. Bjs
    Boas Festas
    Patrícia

    Gostar

  16. Sou uma fã incondicional de tortas e ADORO côco! Por isso estou fora da lista de quem não pode ouvir falar de côco!!! 😉
    E digo-te uma coisa! querida! As melhores receitas são as retiradas dos caderninhos das avós e das mamãs. Esta torta é uma prova 💛
    Beijinhos, linda, e parabéns ❤️
    C

    Gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.